Skip to main content

Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É utilizado para dados qualitativos.



Como construir um diagrama de Pareto

 1. Realize uma reunião com a equipe para selecionar o tópico a ser avaliado. Por exemplo, podemos avaliar tipos de defeitos, custo de manutenção por equipamento, entre outros.

2. Selecione um padrão de comparação com unidade de medida. Geralmente, utilizamos o custo ou frequência de ocorrência como medida de comparação.

3. Especifique o período de tempo em que os dados serão coletados. Exemplo: Uma semana, um mês.

4. Elabore uma planilha de dados, com as seguintes colunas: Categorias, Quantidades (totais individuais), Totais acumulados, Porcentagens, Porcentagens acumuladas.

5. Colete os dados necessários para cada categoria. Exemplo: Defeito A ocorreu X vezes ou defeito C custou Y.

6. Preencha a planilha de dados, listando as categorias em ordem decrescente com relação à unidade de comparação.

7. Marque o eixo horizontal no lado esquerdo com a escala de zero até o total da coluna Quantidade da planilha de dados. Identifique o nome da variável representada neste eixo e a unidade de medida utilizada, caso seja necessário.

8. Marque o eixo vertical do lado direito com uma escala de zero até 100%. Identi que este eixo como "Porcentagem acumulada"(%).

9. Liste as categorias da esquerda para direita no eixo horizontal em ordem decrescente de frequência ou custo. Os itens de menor importância podem ser combinados na categoria Outros, que é colocada no extremo direito do eixo, com a última barra.

10. Identifique cada intervalo do eixo horizontal escrevendo os nomes das categorias, na mesma ordem em que eles aparecem na planilha de dados.

11. Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do lado esquerdo. Para construir um gráfico de barras, acima de cada categoria, basta desenhar um retângulo cuja a altura representa a frequência ou custo daquela categoria.

12. Construa a curva de Pareto marcando os valores da porcentagem acumulada acima e no centro ou lado direito do intervalo de cada categoria, e ligue os pontos por segmentos de reta.

Exemplo 1.5.1: Considerando os dados do Exemplo 1.3.1, construimos o diagrama de Pareto, utilizando o Action. Os resultados obtidos são mostrados a seguir.

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo


 Tipos de Problemas
Freqüência Frequência Acumulada Porcentagem Porcentagem Acumalada
D 80 80 40 40
C 55 135 27,5 67,5
E 25 160 12,5 80
B 20 180 10 90
Outros 10 190 5 95
A 10 200 5 100

O gráfico de Pareto correspondente é mostrado abaixo.

Para entender como executar essa função do Software Action, você pode consultar o manual do usuário.

Diagrama de Pareto relativo a custos

Na construção do gráfico de Pareto podemos utilizar como medida de comparação a frequência de ocorrência do atributo ou o custo associado a este atributo. A seguir, apresentamos um exemplo de um gráfico de Pareto com medida de comparação baseada no custo.

 

Exemplo 1.5.2: Em uma empresa de cartão de identificação, contabilizamos os defeitos nos cartões com medida de comparação baseada no custo.

Principais defeitos Nº de embalagens defeituosas Custo por unidade defeituosa Custo do defeito
Números trocados 28 0,05 1,40
Caracteres errados 28 0,05 1,40
Amassado 4 1,00 4,00
Perfurado 3 0,05 0,15
Impressão ilegível 2 0,05 0,10
Rasgado 2 1,00 2,00
Outros 1 0,05 0,05
Total 68    

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Ordenando os defeitos pelos seus custos, temos o seguinte diagrama

Principais defeitos Custo do defeito
Amassado 4,00
Rasgado 2,00
Números trocados 1,40
Caracteres errados 1,40
Perfurado 0,15
Impressão ilegível 0,10
Outros 0,05

O gráfico de Pareto correspondente, relativo aos custos é dado por

Para entender como executar essa função do Software Action, você pode consultar o manual do usuário.