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Distribuição de frequências

A distribuição de frequências é um agrupamento de dados em classes, de tal forma que contabilizamos o número de ocorrências em cada classe. O número de ocorrências de uma determinada classe recebe o nome de frequência absoluta. O objetivo é apresentar os dados de uma maneira mais concisa e que nos permita extrair informação sobre seu comportamento. A seguir, apresentamos algumas definições necessárias à construção da distribuição de frequências.

  • Frequência absoluta i): É o número de observações correspondente a cada classe. A frequência absoluta é, geralmente, chamada apenas de frequência.
  • Frequência relativa (ƒri): É o quociente entre a frequência absoluta da classe correspondente e a soma das frequências (total observado), isto é, $ \displaystyle f_{ri}=\frac{f_i}{\sum_{j}f_j} $ onde n representa o número total de observações.
  • Frequência percentual (pi): É obtida multiplicando a frequência relativa por 100%.
  • Frequência acumulada: É o total acumulado (soma) de todas as classes anteriores até a classe atual. Pode ser: frequência acumulada absoluta (Fi), frequência acumulada relativa (Fri), ou frequência acumulada percentual (Pi).

 

Distribuição de frequência pontual: dados discretos

A construção de uma tabela de distribuição de frequência pontual é equivalente à construção de uma tabela simples, onde se listam os diferentes valores observados da variável com suas frequências absolutas, denotadas por (ƒi) (o índice i corresponde ao número de linhas da Tabela) como é mostrado na Tabela abaixo. Utilizamos a distribuição de frequência pontual quando se trabalha com dados discretos. Um gráfico utilizado para representar este tipo de distribuição de frequência é o Gráfico de Barras.

Exemplo 1.6.1: Considere os dados do Exemplo 1.3.3. Construa a distribuição de frequências para este conjunto de dados e o gráfico de barras.

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo


Número de pessoas com diabetes
Frequência (ƒi)
Frequência relativa (ƒri)
Frequência percentual Frequência acumulada
7 1 0,05 5 5
8 2 0,1 10 15
9 5 0,25 25 40
10 8 0,4 40 80
11 3 0,15 15 95
12 1 0,05 5 100

 

 

Para entender como executar essa função do Software Action, você pode consultar o manual do usuário

 

Distribuição de frequência em intervalos de classes: Dados contínuos

Para dados quantitativos contínuos, geralmente resultantes de medições de características da qualidade de peças ou produtos, dividimos a faixa de variação dos dados em intervalos de classes. O menor valor da classe é denominado limite inferior (li) e o maior valor da classe é denominado limite superior (Li).

O intervalo ou classe pode ser representado das seguintes maneiras:

1. (li)$ \vdash $(Li), onde o limite inferior da classe é incluído na contagem da frequência absoluta, mas o superior não;
2. (li)$ \dashv $(Li)
, onde o limite superior da classe é incluido na contagem, mas o inferior não.

Podemos escolher qualquer uma destas opções, mas é importante que deixemos claro no texto ou na tabela qual delas está sendo usada. Embora não seja necessário, os intervalos são frequentemente construídos de modo que todos tenham larguras iguais, o que facilita as comparações entre as classes.

Na tabela de distribuição de frequência, acrescentamos uma coluna com os pontos médios de cada intervalo de classe, denotada por xi. Esta é definida como a média dos limites da classe $ \displaystyle x_i=\frac{l_i+L_i}{2} $. Estes valores são utilizados na construção de gráficos.

Algumas indicações na construção de distribuição de frequências são:

  • Na medida do possível, as classes deverão ter amplitudes iguais.
  • Escolher os limites dos intervalos entre duas possíveis observações.
  • O número de intervalos não deve ultrapassar 20.
  • Escolher limites que facilitem o agrupamento.
  • Marcar os pontos médios dos intervalos.
  • Ao construir o histograma, cada retângulo deverá ter área proporcional à frequência relativa (ou à frequência absoluta, o que dá no mesmo) correspondente.

 

Histograma

Histograma é uma representação gráfica (um gráfico de barras verticais ou barras horizontais) da distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos. O histograma pode ser um gráfico por valores absolutos ou frequência relativa ou densidade. No caso de densidade, a frequência relativa do intervalo i, (fri), é representada pela área de um retângulo que é colocado acima do ponto médio da classe  i. Consequentemente, a área total do histograma (igual a soma das áreas de todos os retângulos) será igual a 1. Assim, ao construir o histograma, cada retângulo deverá ter área proporcional à frequência relativa (ou à frequência absoluta, o que é indiferente) correspondente. No caso em que os intervalos são de tamanhos (amplitudes) iguais, as alturas dos retângulos serão iguais às frequências relativas (ou iguais às frequências absolutas) dos intervalos correspondentes.

Exemplo 1.6.2: Considerando os dados do Exemplo 1.3.4, monte a distribuição de frequências e construa o histograma correspondente.

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Como temos dados quantitativos contínuos, para construir a distribuição de frequências, vamos separar os dados em classes. Dividimos os dados em 8 classes de tamanhos iguais. A distribuição de frequências então é a seguinte

Classe Frequência Freq. Relativa Porcentagem Porc. Acumulada Densidades Ponto médio
[4,2;4,4) 12 0,06 6 6 0,3 4,3
[4,4;4,6) 16 0,08 8 14 0,4 4,5
[4,6;4,8) 31 0,15 15,5 29,5 0,775 4,7
[4,8;5,0) 66 0,33 33 62,5 1,65 4,9
[5,0;5,2) 35 0,17 17,5 80 0,875 5,1
[5,2;5,4) 25 0,12 12,5 92,5 0,625 5,3
[5,4;5,6) 11 0,06 5,5 98 0,275 5,5
[5,6;5,8) 4 0,02   100  0,099  5,7

E então, construímos o histograma correspondente. Podemos utilizar o software Action para resolver este problema.


 

Para entender como executar essa função do Software Action, você pode consultar o manual do usuário.

 

Exemplo 1.6.3: Considerando os dados do Exemplo 1.3.4, construa o histograma de densidades correspondente

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Para construir o histograma de densidades, basta que os retângulos tenham altura do tamanho da densidade de cada classe e largura do tamanho da classe. Neste caso, o histograma ficaria da seguinte forma:

 

Para entender como executar essa função do Software Action, você pode consultar o manual do usuário.