Skip to main content

O gráfico de pizza, também conhecido como gráfico de setores ou gráfico circular é um diagrama circular onde os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas frequências. Este gráfico pode vir acompanhado de suas respectivas percentagens. É utilizado para dados qualitativos nominais. Para construir um gráfico tipo pizza é necessário determinar o ângulo dos setores circulares correspondentes à contribuição percentual de cada valor no total.

 

Exemplo 1.7.1: Uma empresa da área automobilística acompanha o número de defeitos encontrados nos equipamentos enviados para a calibração. Na tabela a seguir apresentamos os dados referentes a um mês de acompanhamento dos defeitos encontrados nos equipamentos das diversas áreas.

Centro de custo Número de defeitos
Pré-usinagem 9
Tratamento térmico 12
Fundição 10
Usinagem 45
Tratamento superficial 13
Total 89

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo


Como temos um total de 89 defeitos, o setor circular de 360º será equivalente a 89. Calculando as proporções, encontramos os ângulos correspondentes aos número de defeitos de cada centro de custo. Com isso, construimos o seguinte gráfico de barras.

Tal exemplo pode ser realizado utilizando o software Action.

 

Para entender como executar essa função do Software Action, você pode consultar o manual do usuário.